quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Desiderata

Caminhe placidamente entre a inquietude e a pressa e lembre-se de que há sempre paz no silêncio. Tanto quanto possível sem se ofender, mantenha boas relações com todas as pessoas.

Diga a sua verdade mansa e claramente e ouça os outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes, pois eles também têm a sua própria história. Evite as pessoas ruidosas e agressivas, elas afligem o nosso espírito. Se você se comparar com outros poderá se tornar presunçoso e magoado, pois sempre haverá pessoas superiores e inferiores a você. Desfrute das suas realizações, assim como dos seus planos. Mantenha-se interessado na sua própria carreira por mais humilde que seja; pois ela é um ganho real nas constantes mutações do destino.

Seja prudente nos seus negócios, pois o mundo está cheio de trapaças. Mas não deixe isso tornar você cego à virtude – muitas pessoas lutam por altos ideais e em toda parte a vida está cheia de heroísmo. Seja você mesmo. E sobretudo não finja afeição. Também não seja cínico a respeito do amor, pois acima de toda a aridez e desencanto ele é tão perene quanto a relva.

Recolha mansamente o conselho dos anos, renunciando graciosamente as coisas da juventude. Nutra sua força espiritual para que ela o proteja na desgraça repentina. Porém, não se aflija com coisas imaginárias; muitos temores nascem do cansaço e da solidão, e a despeito de uma disciplina rigorosa. Seja gentil para consigo mesmo.
Você é uma criatura do universo, não menos que as árvores e as estrelas. Você tem o direito de estar aqui e, seja evidente ou não para você, o universo sem dúvida se desenvolve como deve. Portanto, quaisquer que sejam seus trabalhos e aspirações, mantenha-se em paz com a sua alma. Por mais que existam fingimentos, trabalhos e sonhos desfeitos, este continua sendo um mundo bonito. Tome cuidado, e esforce-se para ser feliz!

Autor indefinido

Nenhum comentário: